segunda-feira, 17 de março de 2014

Rivalidades da Liga Portugesa

Rivalidade Sporting-Porto e Arbitragens

O Clássico correu como esperado: um belo jogo de futebol, intenso mas nem sempre bem disputado e com alguns lances polémicos. O dia do clássico não ficou apenas marcado pelo aspecto desportivo. Horas antes de se dar inicio ao pontapé inicial, formou-se no exterior do estádio de Alvalade um movimento contra as arbitragens, o "Movimento Basta", que tinha como objectivo ser "um grito de revolta e de indignação" para com as arbitragens de que há muito o Sporting, adeptos e dirigentes se vêm queixando. O tempo dirá de que valeu.
De volta ao que importa: o Sporting e o Porto jogaram o jogo pelo jogo, taco a taco, mano a mano. A verdade é que é nos detalhes que se revelam os fracassos e no caso do FC Porto, a instabilidade estrutural revelou-se sob a forma de desconcentração e complacência em inúmeros lances, algo que o clube já não habituava adeptos e rivais  faz já alguns anos. 
Primeira parte a meu ver bem disputada, com as duas equipas a irem com o que tinham, à procura da tão desejada vantagem sobre os milhões da Liga dos Campeões, com Ricardo Quaresma como grande protagonista com dois lances de grande qualidade que desbloquearam a rigidez táctica das equipas mas que não se traduziu em golos e a 1ª parte acabou como começou: 0-0. Na segunda parte, um panorama totalmente diferente. O Sporting entrou com a garra que nos tem habituado este ano, a pressionar forte e de linhas mais subidas. O esforço foi compensado com um golo aos 52 minutos do jogo e é aqui que começam os lances polémicos do jogo. O golo acontece no seguimento de um passe para André Martins que estava em for de jogo no momento do passe, ele que depois faz o cruzamento para Slimani marcar o tanto que deu a vitória do Sporting. O jogo deu mais alguns lances de perigo mas o resultado não se alterou. 1-0 venceu o Sporting. 
Notas: Fernando expulso perto do fim da partida por encontrão a Montero. Danilo, Quaresma e Fernando falham a próxima partida do FCP frente ao Belenenses. 
Opinião pessoal: Porto desgastado frente a um Sporting com fome de milhões e vontade de afirmação reflectiram-se numa vitória algo suada do Sporting. Apesar desta má fase, acredito e torço para ver um porto recomposto e de volta às grandes exibições pelo bem do futebol português. 
Lesões: Helton: Rutura total do tendão de aquiles do pé direito e consequente fim de época para o jogador. Força Helton.
Arbitragem: Positiva. Erro grosseiro com influência directa no resultado mas no geral positiva.

4 comentários :

  1. "Arbitragem: Positiva. Erro grosseiro com influência directa no resultado, mas no geral positiva", vou ficar atenta para ver o que dizes quando essa mesma arbitragem for contra o Benfica... ;)
    POOOOOOOOOORTOOOOOO! :D

    ResponderEliminar
  2. O PORTO É O NOSSO GRANDE AMOOR! (Não vou comentar mais porque nem há mais para comentar sobre isto. É tudo. Finito.

    ResponderEliminar
  3. Cada um com a sua paixão :)

    ResponderEliminar